quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Tomb Raider vs Uncharted: Qual é o Melhor?


Bom dia, Leitores!

Hoje vamos falar um pouco dessas duas franquias de exploradores. Qual você gosta mais? Qual é a melhor?

Não tão recentemente jogueis os dois novos jogos de Tomb Raider, e finalizei o quarto game de Uncharted. Com certeza pude notar algumas diferenças entre um e outro, e que me fizeram escolher um como o melhor. E talvez você já até saiba qual é.

Primeiro vou falar sobre Tomb Raider, que é uma revolução se comparado com os antigos jogos de ps1, ps2... Reformularam a personagem e a deixaram muito mais realista em todos os sentidos. Adorei seu novo design e a diversidade de armas deixou o combate muito mais emocionante.


Uncharted também não fica para trás nesse sentido. Drakeé super carismático e logo de cara você já se identifica com ele e suas causas. As cenas de ação ainda continuam um ponto fortíssimo, muito alucinante. 

Embora os dois jogos sejam muito bons, e eu claramente prefira Uncharted, Tomb Raider tem pontos melhores que a quarta aventura de Nathan.
Claramente as relíquias e artefatos encontradas por Lara são mais bem usadas e aproveitadas no enredo. Você pode inspecionar o item, abri-lo e encontrar qualquer tipo de informação relacionada a busca da exploradora, sempre narrado pela mesma. Ou então encontrar documentos e papiros que são lidos/narrados por seus respectivos autores. Tudo isso deixa o clima do jogo e as descobertas mais gostosas de apreciar. 

Já em Uncharted, essa mesma análise perde muita força. Você encontra os artefatos e eles basicamente não concedem informação nenhuma, você pode inspecionar, mas não descobrirá nada relevante, nem um misero texto. As cartas e documentos trazem informações valiosas, contudo, não são narradas pelos autores, o que acho muito chato. Caso queira ter o conhecimento dessas cartas, você terá que de fato ler cada uma delas.
Basicamente, encontrar relíquias serve apenas para conquistar bônus futuros, como comprar fotos na galeria, skins entre outras coisas que achei bem inúteis. Ou seja, tais artefatos poderiam nem existir, não faria falta alguma.

Tomb Raider também sai na frente no quesito exploração do mundo/mapa. É muito legal sair caçando as coisas ao invés de só evoluir na história principal. Nada é mais divertido do que encontrar as tumbas secretas, colher material para melhorar equipamento e fazer roupas especiais (adoro roupas especiais)

Mesmo assim, com tantos pontos positivos para Lara Croft, não tem como ela vencer se comparada com toda a trama de Uncharted. Todos, eu disse todos, os diálogos de Uncharted são espetaculares, envolvente e cômicos. O trama te arrebata e o coloca ao lado de Nathan e seus amigos, as cenas de ação tem cenas perfeitas e igualmente imersivas, que te fazem suarem as mãos. O relacionamento entre os personagens são ótimos e as reviravoltas também. Você sente o clima da última aventura de Nathan, então você joga com todo aquele carinho e calma. E os gráficos? Nooossa! Os gráficos são realmente lindos, o ps4 realmente coloca sua ventoinha para trabalhar. As ilhas, os lagos, mares, toda a vegetação foi trabalhada para serem nada menos do que impressionante. 
Sam (irmão de Nathan), não é um personagem que cai de paraquedas na história, ele é tratado com muito carinho e sua trama tem começo, meio e fim. Sam está ali por um objetivo bem claro. 

Eu poderia ficar descrevendo centenas coisas aqui, mas não é esse o objetivo. A análise em questão é apenas discutir qual o melhor na sua opinião. Se você jogou e conhece cada um deles, então já tem opinião formada. 

Tomb Raider ganha pela jogabilidade e exploração do mundo/mapa, além de ter uma boa história também. Contudo, Uncharted é muito mais arrebatador em sua história, emoção e ação. E que final é aquele, heim, meus amigos? 
Diz ai, você chorou?

Até a próxima, e não esquece de conferir essa matéria sobre o livro da Lara Croft, é só clicar no nome: Tomb Raider - Os Dez Mil Imortais, um romance sobre nossa querida exploradora de tumbas.

Siga-me nas redes sociais, encontre os links na barra "Meus Contatos" ao lado do vídeo, e cadastre-se no "Acesso Exclusivo". 

Quem você prefere? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário